Canindé é contemplado com cisternas e quintais produtivos

Cleber Fernandes
By -
0
O Prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo e o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, estiveram reunidos neste sábado (08), com representantes de várias comunidades rurais, para anunciar a construção de mais cisternas de produção no município.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA, já foram construídas 162 cisternas de enxurradas com quintais produtivos em Canindé. Está em processo de construção mais 109 cisternas com quintais, e agora o programa beneficiará 465 famílias. "Canindé passará a ser o município do Ceará, com maior número de cisternas de enxurradas do estado. Serão 772 unidades construídas", informou o secretário Nelson Martins.

Para o Prefeito Celso Crisóstomo, as cisternas trazem benefícios como a oportunidade do agricultor produzir alimentos e ser vendidos na feira da agricultura familiar, bem como no uso da merenda escolar. "A nossa parceria com o governador Cid Gomes, traz muitos resultados para o Canindé, essas cisternas não resolve o problema do ontem e nem do hoje, mas resolverão o problema de amanhã. Se nós tivermos muitas cisternas dessas, nós vamos garantir que as comunidades tenham água por muito tempo", ressaltou o prefeito.

Cisternas-enxurradas é uma tecnologia social que serve para armazenar água da chuva e tem ajudado a melhorar a qualidade de vida de muitas famílias agricultoras no Semiárido brasileiro. O terreno é utilizado como área de captação, e para filtragem da água são construídos tanques de decantação. Essa água escoa através de canos para cisterna que tem capacidade para armazenar 52 mil litros de água.

A água da cisterna-enxurrada é destinada à criação de pequenos animais, cultivos de hortaliças, plantas medicinais e beneficiamentos de frutas.

O programa é do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA).

Assessoria de Imprensa da PMC
Responsável/Carlos Silva
Fotos/João Paulo




Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)