Missas e procissão marcam Dia de São José.

Cleber Fernandes
By -
0
Lavrador José Ivanildo Lopes Serafim, Morador da comunidade de São José, em Canindé.
Católicos comemoram hoje com missas e procissão o dia de São José, as festividades na capela de São José no bairro bela vista começaram no dia 9 de março e enceram-se hoje. O tema desse ano é: São José, testemunho fiel, nos ensina a viver a fé cristã, em novos tempos.

Hoje, Dia de São José, a programação inicia-se as 18h00min com uma procissão saindo da Basílica de São Francisco percorrendo algumas ruas até a Igreja de São José, em seguida haverá a Missa Festiva celebrada pelo pároco de Canindé Frei João Amilton dos Santos. Depois do momento religioso haverá um Bingo de 01 televisão e 01 moto Shineray e seresta ao vivo.

No dia do padroeiro do Ceará, São José, o povo todo espera a chuva, que anda difícil este ano. Veio tão de passagem que deu à seca ares de inesquecível. É a pior dos últimos 40 anos. “Tá braba a estiagem. Plantei milho, feijão, abóbora. Tudo perdi. Só não fico com raiva porque é determinado por Deus. Mas não custa nada rezar a São José, pedir que ele interceda pelo povo, pelo agricultor. Há de chover dia 19”, esperança o lavrador José Ivanildo Lopes Serafim, 60.


Não satisfeito em ter o nome em homenagem ao santo, foi morar na comunidade de São José, em Canindé. A terra é de São Francisco das Chagas, mas dizem que, de 9 a 19 de março, quando se festeja São José, o outro santo baixa a guarda. “São 30 mil pessoas de todo canto nesses 9 dias de procissões, novenas e festa ao padroeiro. O povo vem pedir saúde e chuva. É o só o que o povo quer”, diz o membro do conselho da pastoral da Igreja de São José, Carlos André Marinho.



E se não chover? “Aí, só Deus. A gente espera pela vontade dele”, responde José Valdo Bento, 72, outro agricultor que perdeu todas as três vezes em que plantou este ano, mas outro devoto José. “Ave Maria, se eu não vier para a procissão do dia 19. Vou acordar cedo, às 3 da manhã. Eu e minha mulher. São José é nosso padroeiro. Tenho ele no nome e na vida, sempre. Nem que a chuva não venha”, esclarece e emenda, com os olhos no céu: “Mas há de vir”.



São José é o padroeiro do Ceará. Ele foi o pai adotivo de Jesus. Passou os bons ensinamentos ao menino. Por isso, a imagem do santo sempre segura o menino Jesus. São José é padroeiro dos agricultores, dos trabalhadores e da família.


Portal C4 Notícias
Siga-nos nas redes sociais
Twitter - @c4noticias

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)