Polícia Federal faz operação na sede do Dnocs Segundo a PF, objetivo é desarticular organização especializada em desvio de recursos públicos; 20 municípios cearenses dentre eles Canindé.
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União estão realizando na manhã desta quinta-feira, 21, a “Operação Cactus” na sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), em Fortaleza. Segundo informações preliminares, a PF está colhendo computadores e farta documentação relacionada a fraudes em repasses federais para 20 municípios cearenses, contando com Fortaleza.
De acordo com a assessoria de comunicação da PF, a operação tem como objetivo "desarticular organização criminosa especializada em desviar recursos públicos transferidos pela união a diversos municípios cearenses mediante convênios e contratos de repasses".
Estão sendo cumpridos 62 mandados de busca e apreensão expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal do Estado. Participam da operação cerca de 268 policiais federais e 10 auditores da Controladoria-Geral da União. A PF informou que deverá divulgar, às 15 horas, em coletiva, os detalhes dessa ação que também acontece na Região do Cariri.
Confira lista dos municípios que receberam repasses federais sob investigação:
Fortaleza, Aiuaba, Apuiarés, Barbalha, Canindé, Catarina, Guaraciaba do Norte, Iguatu, Irauçuba, Itapipoca, Itapiúna, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Mucambo, Quixeramobim, Reriutaba, Saboeiro,Tarrafas, Tejuçuoca e Ubajara. Além desses, há outras três cidades fora do Ceará: Aparecida (GO), Brasília e Natal (RN).
Natal
A PF cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Natal, numa ação coordenada pela superintendência da PF do estado do Ceará.
Um dos alvos da "Operação Cactus" foi um imóvel do ex-deputado estadual e ex-diretor geral do Dnocs, Elias Fernandes, no bairro de Petrópolis, em Natal. Além da residência, os policiais também realizaram vistoria em dois carros que se encontravam na casa, um Nissa Tiida e um Corolla.
Sem dar detalhes da operação, os policiais saíram carregando um malote da casa do ex-deputado por volta das 9h35, em duas viaturas da PF.
Informação Redação O POVO Online com informações
do Blog do Eliomar e portal Tribuna do Norte.
Portal C4 Notícias
Siga-nos nas redes sociais
Facebook – www.facebook.com/c4noticias
Twitter - @c4noticias